Pular para o conteúdo principal

De repente... 30



Sempre achei que viveria só até os 17 anos... Portanto, não tinha muitas preocupações. Logo morreria e estaria tudo acabado. Segundo relatos, na mudança de 1999 para 2000, haveria uma grande pane, e o mundo acabaria. Pois bem, ele não acabou e não houve pane alguma, já devia ter desconfiado de “fins” desde essa época. Aos 10 um pouco de sangue me forneceu um breve relato sobre o ciclo reprodutivo e, jogar bola na rua com os meninos, tornou-se uma proibição, pois eu era uma “mocinha” não pegava bem. Daí segue-se 2000, 2001, 2002,... As pessoas anseiam pelos 18, mais sempre preferi os 19, muito mais sonoro, muito mais bonito. Já passou aquele desespero de completar dezoito anos, chega-se brevemente aos dezenove e esquece-se da euforia de outrora... Aliás, gosto de 19 e 27, só não me questione o por quê. 2003, 2004, 2005, 2006,... 2011. Levei dez anos para começar cursar uma faculdade...
Perdas? Tive algumas importantes pelo caminho...
Aos 15 não tive festa de debutante, tive um pequeno bolo, presentes meus irmãos e minha mãe. De presente um palhacinho de pelúcia. Nunca gostei de palhaços, mas este, é sagrado, ganhei da minha mãe que se foi meses depois... Morreu em casa diante dos filhos. “Morrer ela já morreu mesmo” (foi o que me disse a mocinha do SAMU, nem sei se era esse o nome na época).
Colecionei alguns lutos, a morte brincou comigo tentando saber o quanto eu seria forte... (avô, mãe, tios, primos, avó...). A morte sempre se premoniza, preste atenção! Nega-se, mais no fundo podemos sentir. Pequenos sinais confessam que não se adia o fim. Vi alguns diante de meus olhos...
2012. Vinte e um do doze de dois mil e doze... É! O mundo também não acabou, mas “recriou-se o universo”. Não terminou aos 17 e não terminou aos 29. Sigo!
Diante do espelho uma mulher de 30 anos. Trinta!!!
Algum grande amor nas entrelinhas? Tenho alma de poeta. Foi-me designado escrever sobre o amor, não vivenciá-lo...
A irmã mais velha de dois irmãos. Já casados. Homens casados... Só mudam os títulos, por isso, aos olhos dos pais somos eternas crianças, seus pequenos... “irmãos cajazeiros”, aos olhos do meu pai. É diferente sendo igual...
Aos 30 não a pra onde correr. Não se é criança, nem adolescente, aos 30 você é, obrigatoriamente, mulher! Mesmo que não queira, não sinta, não aparente fisicamente... 30 anos diz: “você é uma mulher”.
Pra quem achava que só viveria até os 17 anos, que sempre foi uma moleca, e de vez em quando se disfarça de mulher, que odeia os sintomas do ciclo reprodutivo, que olha e não vê o quanto de vida pós “fins” já transcorreu... Que nessa manhã olhou no espelho suspirou e percebeu que... De repente... 30.

Milene Paula

Comentários

  1. Aii Mi.. Você me inspira!
    Parabéns pelo seu aniversário
    Parabéns pelo texto
    Parabéns pela mulher que você É!

    Att,

    Lyvia Pimentel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É UMA MENINA!

      “- É uma menina!” Disse o médico todo sorridente que não podia supor o porquê do sorriso daquela mãe ter desaparecido. Não! Ela não preferia um menino. Apenas resolvera com qual dor lidar quando fosse o momento.      O sorriso já havia desaparecido no instante que soube que estava grávida. Não deixava de pensar que talvez tenha sido muito irresponsável da parte dela trazer uma vida a esse mundo. Afinal, quem em sã consciência permite que uma criança negra venha a esse mundo, o SEU mundo, que a cada dia se mostra mais cruel com os seus. Mas, resolvera ir até o fim com a gestação.      “- Prefere menino ou menina?” Era o que sempre lhe perguntavam. Essa era outra dor que deixaria pra quando fosse o momento. Lidaria com uma dor por vez, assim esperava. Por hora, precisava lidar com o fato de ela mesma ser uma mulher grávida nesse mesmo mundo de horrores no qual ela gerava uma vida... “que terá que tipo de vida?”      “- Amor, você não está feliz?” Estava, em partes, pois,

Desculpem

Aparentemente tudo se resume a quem eu acho que sou. Ou achava. Julgava saber. Não sou alguém que queiram por perto. Tenho palavras e reações agressivas. Um bicho. Não! Não um bicho! Um bicho é amoroso, um ser capaz de amar. Eu, aparentemente, não. Sou grosseiro. Rude. Recluso. Insociável. Não sei quem sou, ou achava ser todo esse tempo. Ao menos sei por que ninguém me quer ao seu lado. Agora sabido, quem sabe eu possa tentar acertar, ou me perder no abismo. Sabia que de alguma forma o problema era comigo. Só não sabia que machucava tanto assim. Não ser coisa alguma, e da mesma forma ferir. Não sabia que tudo podia ser visto do lado de fora da jaula. Não sabia que desta reclusão sangrava algo mais além de mim. Era pra doer só em mim... Desculpe! Eu achava que era, sim, só em mim... Minha intenção nunca foi ferir alguém mais. Desculpem! M.P. 27 abr. 2015

GREVE GERAL

Hoje, tudo é um divisor de águas (de opiniões). Muitos contra, muitos a favor. Muitos que nem ao menos sabem do que se trata! E os (em cima do muro) ou, os mais comuns, os que remam com a maré, porque ir CONTRA requer um certo gasto de energia, requer TRABALHO. Enfim, independente do sim ou do não, segue minha versão DENTRO DA HISTÓRIA. Se você é assalariado, com carteira assinada, com direito a férias e décimo terceiro, folga, seguro desemprego, seguro maternidade, auxílio doença, e afins... Bom pra você (ao menos espero que seja)! Porque eu, nesse diz que me disse, dependo da minha força de (para) o trabalho. Atualmente, trabalho quase que 12 horas por dia, de segunda à sexta (há os que trabalhem de segunda a segunda). Não tenho e nunca tive a tão falada CARTEIRA ASSINADA, portanto, não sei o que são férias, folgas, décimo terceiro, participação em lucros... Caso eu queira tirar férias, preciso pensar no quanto isso afetará meu orçamento e, em que ou no que esse “privilégio” (